Mãe Maria recebe e abraça as mulheres que fizeram a diferença no espiritismo




Pelo segundo ano seguido foi realizado no dia 1º de maio de 2019, no Centro Espírita Amor à Verdade Mãe Maria em Santa Rita do Sapucaí, MG,  o II Encontro sobre os Expoentes do Espiritismo, o 3E’s.
Esse evento visa homenagear importantes personalidades do espiritismo conhecidas ou não do público, para que seus exemplos sejam um incentivo aos espíritas atuais, estimulando cada vez mais o trabalho no Movimento Espírita.
Geralmente são três expositores, por isso o título 3E’s, cada um escolhendo um vulto espírita para pesquisar e discorrer a respeito da sua vida, destacando os pontos principais e algumas histórias interessantes sobre a personagem escolhida.
A primeira expositora foi Raquel Siécola Cardoso do Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense, da própria cidade. Raquel escolheu falar sobre a vida de Madame Kardec, a Sra. Amélie Gabrielle Boudet. Ela destacou a força dessa mulher que acompanhou Allan Kardec desde o início em sua jornada e continuou o trabalho de divulgação do espiritismo após a desencarnação do marido. O espiritismo deve muito a esse casal e mais ainda a essa mulher que, bravamente, manteve-se fiel aos postulados kardequianos numa disputa de poder entre os membros da Sociedade Espírita em que vários conceitos estavam sendo modificados dentro da Doutrina.

Raquel Siécola

Em seguida tomou a palavra o Sr. Caio Nelson Vono discorrendo sobre a vida de sua tia, a Sra. Camélia Vono Silva. Uma pessoa com aparência angelical, tanto na fisionomia, quanto no trato com as pessoas. Dócil, meiga e carinhosa, soube como ninguém criar seus 10 filhos junto ao marido na cidade de Silvianópolis. Quando enviuvou foi morar em Santa Rita do Sapucaí, trabalhando nas escolas da cidade e no centro espírita.

Caio Vono
Foi feito um intervalo para o lanche e para a confraternização entre os presentes para, em seguida ser ouvida a Sra. Ilma Faria que fez uma narração emocionada sobre sua comadre, amiga e companheira de trabalho, dona Francisca Celira da Silva, mais conhecida como dona Chiquita, fundadora da Casa anfitriã.
Intervalo para Confraternização
Dona Chiquita aos sete anos de idade saiu de casa em casa alertando sobre uma doença que estava por vir e pedindo às pessoas que se preparassem. Ninguém entendeu direito seu pedido até que estourou na Europa e em todo o mundo a gripe espanhola em 1918. Nota-se sua mediunidade eclodindo desde a mais tenra idade.
Dona Ilma ouviu muitos conselhos dos Espíritos que orientavam dona Chiquita. Eles falavam o tempo todo sobre a importância da disciplina na vida. Dona Chiquita trabalhava acompanhada de muitos amigos espirituais, dentre eles o Dr. Bezerra de Menezes e o Padre Francisco de Paula Vitor. Além desses amigos, ela era orientada por dois mestres de outrora que a acompanhavam nessa existência.

Ilma Faria
Dona Chiquita tinha a mediunidade da cura, da bicorporeidade, dentre outras. Era procurada por pessoas de várias cidades e fundou o centro em 1957, sob a orientação dos Espíritos, colocando-lhe o nome de Mãe Maria.
Perguntado sobre a origem do nome foi dito tratar-se de uma escrava que era considerada mãe dos outros escravos porque cuidava de suas feridas, decorrentes da chibata. Proibida pelo seu Senhor de ajudá-los, saía de madrugada procurando ervas na mata para cuidar deles. Ao ser descoberta foi colocada num forno para ser queimada viva. Quando foram abrir o forno encontraram seu corpo intacto e em posição genuflexa.
Uma noite o Dr. Bezerra de Menezes apareceu para dona Chiquita trazendo Mãe Maria e dizendo que ela estava trabalhando com ele. Daí a homenagem.
Dona Ilma encerrou sua fala exaltando a necessidade da fé como potencial energético, como uma energia luminosa que todos trazemos para nosso Espírito.
São histórias emocionantes como essas que fazem da Doutrina Espírita um norte, um bálsamo e uma fortaleza diante das tormentas. Nota-se a persistência e a determinação dessas pessoas que à época, com tão pouco conseguiram fazer tanto.

Público presente


                                                                                        
.


Comentários

Postagens mais visitadas