ENCONTRO DE INVERNO DE POÇOS DE CALDAS


Qual a importância de se reunir cerca de mil pessoas num final de semana frio, de início de inverno em uma cidade do interior de Minas Gerais, para falar sobre Espiritismo?
Qual a importância de se organizar um evento tão grande e trabalhoso para divulgar o Espiritismo?
Em o livro Estude e Viva (Chico Xavier/Waldo Vieira, FEB) Emmanuel adverte: "estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".
E, como “fora da caridade não há salvação”, que se continue divulgando a Doutrina Espírita das mais variadas formas para que o bem se faça na Terra, de forma consciente e dentro de uma fé raciocinada.
Assim aconteceu o 5º Encontro de Inverno de Poços de Caldas de 2019 que representou bem o seu papel de trazer expoentes espíritas para recordar Kardec, alertar os Espíritas sobre sua responsabilidade e estreitar laços fraternos de amizade entre os participantes.


A emoção teve início com as músicas interpretadas por Vansan Costa que levou o público às lágrimas, preparando o cenário para o evento que ora se iniciava. De mãos dadas foi possível cantar algumas músicas edificantes que culminaram num abraço entre todos.

Ainda sob o clima de emoção foi o momento de realizar as reflexões trazidas por Ricardo Melo que, de forma descontraída, apresentou uma linha do tempo sobre os fenômenos mediúnicos na história.

Na manhã de sábado em um clima ainda de muita emoção a espiritualidade presenteou a todos com os quadros pintados diante de todos e em uma velocidade e harmonia surpreendentes, com o médium pictógrafo Florêncio Anton.
Após o almoço foi a vez de Saulo Cesar realizar a sua exposição, discorrendo, entre outras coisas sobre a importância de Doutrina Espírita: “a Doutrina dos Espíritos é a maior influência já realizada na Terra. Com o seu surgimento marca-se um período em que os Espíritos começaram a se preocupar com o desenvolvimento social, moral e religiosa da humanidade”.

São reflexões como essa, trazida por Saulo, que faz pensar sobre a importância dessa Doutrina para a sociedade como um todo e sobre a responsabilidade de cada Espírita em divulgá-la da melhor forma possível, porque, segundo o expositor: “somos seres em processo, porém já possuímos conquistas e com algo a trabalhar sem falsa humildade. Ninguém tem que ser perfeito para trabalhar, mas tem que trabalhar para se aperfeiçoar”.



Ao final da tarde o espetáculo lítero musical trazendo músicos talentosos como Vanessa e a presença de Haroldo Dutra Dias, cuja entrada, contagiou todo o público com o seu carisma.

Dentro da apresentação de Haroldo Dutra Dias pode-se destacar:
“Quando você se eleva, há um despertar da sua espiritualidade latente”.
“A vida te entrega aquilo que você preparou para receber”.
“Não basta encontrar é preciso reter, guardar. Guardar e guardar-se também”.
“Deus está dentro de você olhando a sua vida com os seus próprios olhos”.
Na manhã de domingo Margarete Áquila encantou a todos com suas músicas de pura emoção.


Em seguida Cosme Massi com sua precisão e racionalidade, lembrou Kardec e os conceitos originais sobre a espiritismo e obsessão. Advertiu a todos sobre a importância do estudo constante da Doutrina Espírita e que, para isso criou, juntamente com sua equipe, plataformas na internet para auxiliar esse estudo, como a kardecpedia, kardecplay, Ideak, kardec books.
Sua frase de efeito contundente foi: “Espiritismo é a ciência da alma e não tem nada mais importante no mundo do que a alma e não precisa de pré-requisito, só vontade”.
Ricardo Melo encerrou o evento deixando três chaves para se viver a vida:
1 – aceite a sua humanidade, mas conecte-se com o seu Eu divino. Reconheça os seus pontos falhos, mas não se confunda com eles. A dúvida corrói a autoconfiança, baixa a autoestima, gera culpa. Dor é despertar.
2 – aprenda a amar a vida (material). A gratidão nos liberta da insatisfação (reclamação). Quem a gente tem sido e quem a gente quer ser?
3 – aprendizagem – estudar para ser um bom instrumento nas mãos da Espiritualidade.
São eventos como esse que alegram a alma, fortalecem o espírito e renovam o desejo de fazer, trabalhar, divulgar e viver o Espiritismo.
O 23º CRE (Conselho Regional Espírita) esteve presente em um dos stands divulgando seus eventos.

Parabéns Sonira Giosa e equipe por mais esse brilhante evento. Deus continue 
abençoando. 




Comentários

  1. Obrigada por esta bela mensagem, gratidão pelo carinho e amizade de todos vcs, vamos continuar com amor realizando este encontro para que através dele possamos divulgar esta benfeitora doutrina, que auxilia todos nos, na evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Foi um evento maravilhoso! Frio, distância, gastos...tudo valeu a pena! Gratidão a todos! Viviane Costa ( São José do Rio Preto/SP)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas