O Movimento Espírita de Minas Gerais completa 100 reuniões do COFEMG


 Pela centésima vez ocorreu a reunião do COFEMG – Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais.

Reunidos através da ferramenta google meet da internet, devido à pandemia de COVID-19, reuniram-se no sábado dia 19 de março os presidentes dos Conselhos Regionais Espíritas (CRE), o presidente e o vice-presidente da UEM – União Espírita Mineira e coordenadores das áreas estaduais de trabalho.

Com 100 reuniões em seu currículo o COFEMG tem hoje um olhar mais maduro para o Movimento Espírita Mineiro. As pessoas que o compõem estão mais comprometidas em realizar o projeto de União e Unificação proposto por Bezerra de Menezes e aceito como desafio por todos.

As áreas estaduais trabalham em equipe, integrando os diferentes coordenadores dos CRE (num total de 28 no estado, por enquanto) e apresentam o resultado de seu trabalho no COFEMG.

Alisson Pontes, atual presidente da UEM, iniciou a reunião com um belo e emocionante discurso sobre a fraternidade que tem permeado o COFEMG nessas 100 reuniões, e fortaleceu os ânimos quanto às adversidades que sempre aparecem no caminho do trabalhador, em especial, o Espírita.

A Área de Atendimento Espiritual (AAE) apresentou o resultado de uma pesquisa realizada em todo o estado sobre a realização do Evangelho no Lar. Exibindo as respostas em powerpoint, a pesquisa foi bastante elogiada e aprovada a proposta de se levar ao conhecimento do CFN – Conselho Federativo Nacional na FEB – Federação Espírita Brasileira para, quem sabe, estendê-lo a todo o país.

O grupo de trabalhos – GT, composta por representantes de diversos CRE, apresentou uma proposta de trabalho para o ano, incluindo a elaboração de estatuto para AME e CRE e a proposta de auxílio às Casas Espíritas nesse momento de retorno, pós pandemia.

A área de estudos espíritas (AEE) apresentou sua proposta de campanha do “porque estudar”, pedindo a colaboração de todos para uma ampla divulgação com o objetivo de se incentivar o estudo das obras básicas nos Centros Espíritas.

Após 100 reuniões uma nova área de trabalho está se delineando e se tornando necessária: a área da família. A equipe responsável pela área apresentou sua proposta de trabalho e pediu a adesão de todos para que essa recém criada área, cresça e se multiplique estado a fora.

A UEM também conta com uma excelente equipe da área de comunicação social espírita, responsável por todo tipo de comunicação e que ainda realiza cursos nas diferentes regiões de Minas Gerais, capacitando trabalhadores. A equipe apresentou sua agenda de trabalho, encantando a todos os presentes por tanta dedicação, zelo e competência.

Encerrando os trabalhos Alisson novamente enfatizou o aspecto ‘família’ que o COFEMG se tornou, acolhendo os novos presidentes de CRE e abraçando, virtualmente a todos os presentes com sua simpatia e espontaneidade de sempre.

O projeto União se faz com a proximidade, que cria laços fraternais indeléveis e a Unificação se realiza pela oportunidade do trabalho em conjunto, com discussões de propostas, sempre visando a um mesmo fim: a divulgação, o estudo e a prática do espiritismo.

Comentários

Postagens mais visitadas